- Pessoa de contato: Oliveira
- Telefone: +55 (85) 3290-66-80
- +55 (85) 8746-54-41
- Endereço postal: av bezerra de menezes 2596, Fortaleza, Ceará, 60526320, Brasil
As formigas cortadeiras são as principais pragas dos reflorestamentos brasileiros, representando mais de 75% do tempo e dos custos no controle de pragas florestais. Para cultivar o fungo com o qual alimentam suas crias e, parcialmente, os adultos, essas formigas tem que cortar grande quantidade de material verde fresco, arruinando colheitas, bosques e plantas ornamentais.
As saúvas estão entre os mais complexos insetos sociais, possuindo população extremamente numerosa (entre 3 a 6 milhões de operárias em uma única colônia), divisão em castas, divisão de trabalho, cuidado entre companheiras de ninho, complexos sistemas de comunicação e de profilaxia, além de se abrigarem em profundos ninhos subterrâneos.
As formigas saúvas são insetos mastigadores e apresentam desenvolvimento completo, passando pelas fases de ovo, larva, pupa e adulto.
Como já dito, as saúvas são insetos sociais que vivem em ninhos subterrâneos. Esses ninhos apresentam numerosas câmaras, também chamadas de panelas, que são interligadas e ligadas com o exterior por galerias, também conhecidas como canais. Em algumas dessas câmaras são cultivados os fungos.
As formigas cortadeiras são inimigas dos produtores agrícolas e conhecidas por seu poder de devastação desde o descobrimento do Brasil.